A limpeza correta de aparelhos celulares durante a pandemia

Com a aceleração da pandemia do novo coronavírus no Brasil, surgiu a intensa necessidade de intensificar os cuidados com a higiene. Nesse sentido, foram instituídos novos protocolos de limpeza tanto em empresas como dentro de casa para evitar a propagação do vírus.

Uma das maiores recomendações é lavar as mãos com água e sabão e utilizar álcool em gel constantemente, principalmente ao tocar em corrimões e outras superfícies que muitas pessoas encostam. Ainda, é recomendável passar álcool em locais como maçanetas e interruptores, além de ser necessária a higienização dos pisos com desinfetantes.

Todavia, no que compete aos aparelhos celulares, surge a dúvidas: como posso higienizá-los corretamente sem causar danos? Por isso, hoje vamos te explicar como realizar a limpeza correta.

Por que limpar o celular?

Segundo uma pesquisa de uma Universidade em Campinas, o celular abriga mais de 20 mil bactérias.

Por ser um aparelho de uso constante se torna muito difícil higienizá-lo o tempo todo. Logo, toda vez que tocamos em uma superfície contaminada ou espirramos, e logo em seguida encostamos no aparelho celular, estamos contaminando ele. Dessa forma, se faz necessário limpar o aparelho sempre que possível para evitar que ao tocar nele e logo em seguida no nosso rosto ou em algum lugar que outras pessoas vão tocar.

Como fazer a limpeza correta de aparelhos celulares?

É importante ressaltar que esse é um processo que deve ser feito com muita atenção para evitar danos aos aparelhos.

Os produtos mais recomendados para a limpeza são: Álcool isopropílico 70% (recomendado pela Apple), álcool etanol 70% (recomendado pela Samsung). Todavia, nunca se deve aplicar o produto diretamente sobre a tela, uma vez que eles podem danificá-la e/ou prejudicar o seu funcionamento.

Para fazer a limpeza é recomendada a utilização de lenços de papel, guardanapos de microfibra ou panos próprios para limpeza de eletrônicos.

Outras dicas:

1. Desligue o aparelho: muito importante realizar todo o processo com o aparelho desligado, sem capa ou acessórios.
2. Limpe as capas também: é possível utilizar sabão e água morna para a lavagem se elas forem de plástico ou silicone.
3. Deixe secar: antes de ligar o aparelho novamente, certifique-se que ele está seco.
4. As entradas podem ser limpas: utilize um cotonete – sem quaisquer produtos químicos ou água – de maneira suave para tirar possíveis sujeiras.

O que não fazer:

Sabemos que a ansiedade de fazer a limpeza e deixar tudo limpinho é grande, mas vá com calma!

1. Nunca limpe o aparelho enquanto ele estiver carregando.
2. Não coloque o celular num produto de limpeza.
3. Cuidado para não umedecer o pano demais nem pressionar com força o pano.

Essas são as principais recomendações para a limpeza correta do seu aparelho celular. Se restaram quaisquer dúvidas, não deixe de consultar as orientações específicas do seu fabricante para não acabar danificando o aparelho.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir o nosso site para mais posts como esse. E, dê uma olhada nos nossos serviços. Estamos aqui para ajudar você!