Como organizar por prioridades pode te ajudar na hora de limpar a casa?

Já tentou limpar sua casa e ficou se perguntando por onde começar? São muitos cômodos, um ligado ao outro, alguns demandam de água para a limpeza e, por fim, a dona de casa acaba confusa em onde deve ser o início e onde finalizar essa faxina.

Pensando nisso, aqui está um guia prático para você se organizar pelas prioridades e começar agora mesmo a limpar tudo com facilidade e em pouco tempo:

1. Organize tudo que está fora do lugar

Antes de começar a limpar, de fato, é necessário remover toda a bagunça que possa estar espalhada pela sua casa. Coloque no lugar tudo o que está sobrando, mantenha o ambiente preparado, e aí sim, dê início à faxina.

2. Divida os cômodos em seções

Comece pelos mais afastados e aqueles que você e sua família não vão com frequência. Esse é um passo fundamental, porque imagine, por exemplo, começar pela sala e depois ter que passar por ela a todo instante para ir aos outros cômodos. Você vai acabar sujando o que já foi limpo. Por isso, caso a sua residência tenha um andar superior, o ideal é iniciar a limpeza por lá e o mesmo vale para aqueles cômodos mais escondidinhos.

3. Pegue no pesado

Nós sabemos que existem as tarefas do dia a dia e aquelas que são mais pesadas. Para uma faxina geral, dar prioridade às partes mais difíceis pode fazer toda a diferença, especialmente para quem está começando a limpeza e ainda está com disposição.

Limpar vidros, espelhos e janelas, dar um capricho no banheiro com direito a assear o chuveiro, piso e vaso sanitário, e ainda, limpar a geladeira pode ser uma boa maneira de garantir que as partes mais difíceis serão finalizadas logo, e que você tenha um período de alguns dias para voltar a realizar essa tarefa novamente, ao contrário do que acontece com os serviços simples, como varrer.

4. O mais simples

Não esqueça também do que precisa ser feito com uma periodicidade menor. Varrer, usar aspirador de pó, passar o pano, limpar os móveis e até colocar as roupas de cama para lavar são detalhes que devem ser feitos e que merecem toda atenção. Em geral, essa necessidade é maior nos quartos e sala, que são mais visitados pelos moradores da casa, portanto, o capricho aqui é necessário.

5. Faça um cronograma

Não há como pensar em organizar as prioridades sem pensar em um cronograma de limpeza. Sendo assim, liste todas as tarefas, o tempo que levará para executá-las e a frequência com a qual precisa realizá-las. Depois, distribua-as pelos dias, sabendo o que tem que ser feito diariamente e o que já pode ser deslocado para uma vez por semana.

Com isso, você pode, por exemplo, deixar para as segundas a tarefa de varrer a casa, para as terças, tirar o pó e por aí vai. O importante e manter uma escala de priorização e segui-la com afinco.

Se você gostou dessa maneira e entendeu que separar para conquistar é a forma mais simples de organizar a sua faxina, coloque-a em ação, mas não sozinho (a). Entre em contato conosco e disponibilizaremos um profissional seguro e de qualidade para te ajudar nesse processo.

Somos uma empresa especializada em serviços de diarista e de limpeza, tudo com o reconhecimento no território nacional e ainda com uma vasta experiência de mercado. Contrate agora!