Conheça os cuidados que você deve ter ao utilizar água sanitária

A água sanitária é “coringa” em se tratando de limpeza doméstica. Isso porque pode ser utilizada com diversas finalidades, desde a limpeza de pisos manchados até o desentupimento de pias e ralos, por exemplo.

No entanto, como possui aditivos químicos bastante nocivos, é preciso tomar certos cuidados quanto ao seu manuseio. Como estamos sempre pensando em como facilitar a sua vida, e também garantir o seu bem-estar mesmo durante a faxina, listamos no texto de hoje alguns desses cuidados que você deve ter ao utilizar água sanitária.

Quer saber quais cuidados são esses? Então continue acompanhando esse post. Boa leitura!

Proteja sua pele

Embora o contato direto com a pele não costume causar irritações nem outros danos, é indispensável a utilização de luvas durante o manuseio da água sanitária. Mesmo o contato rápido com o produto pode causar lesões mais sérias, até mesmo queimaduras, em peles consideradas mais sensíveis.

Além disso, não é recomendado manusear nenhum produto de limpeza sem que as mãos estejam protegidas com luvas, já que praticamente todos possuem algum aditivo químico que pode fazer mal à saúde.

Proteja seus olhos

Os olhos são uma das partes mais sensíveis de todo o corpo humano. Você lembra que no começo desse post mencionamos que a água sanitária também é utilizada para desentupir ralos e pias? Isso porque o seu poder de corrosão é muito alto, só daí já é possível imaginar o quão prejudicial seria o contato da água sanitária com os olhos.

Caso algum acidente ocorra nesse sentido, o ideal é lavar a área com água corrente por aproximadamente 15 minutos e procurar por um médico logo em seguida.

Risco de intoxicação

Quando se fala em água sanitária, é importante entender que se trata de um produto químico, ou seja, quando em contato com demais substâncias, ela pode reagir e gerar, inclusive, gases tóxicos.

Por isso, evite misturá-la com outros produtos de limpeza, já que o risco de intoxicação a partir dessas misturas é bastante grande. Além disso, mesmo que você não faça a mistura da água sanitária com nenhum outro produto de limpeza, evite inalar o vapor que provém dela, pois ele também possui um alto poder de intoxicação.

Muitas pessoas têm o costume de fazer uso da água sanitária para lavar banheiros, os quais costumam ser locais com pouca ventilação. O ideal nesses casos é esperar que o cheiro forte da água sanitária seja amenizado antes de começar a limpeza em si. Usar máscaras também é uma boa opção.

Água sanitária = risco de explosão

É isso mesmo que você leu, a água sanitária quando em contato com metais como zinco, alumínio e cobre pode produzir gás hidrogênio. O gás hidrogênio, por sua vez, é altamente inflamável. Ou seja, o risco de explosão é real.

Portanto, para evitar possíveis acidentes, não faça uso da água sanitária em locais que possuam algum tipo de metal, sejam fechados ou onde há fogo. A cozinha é um bom exemplo de local a ser evitado nesse caso.

E aí, o que achou de nossas dicas? Esperamos que tenha gostado! Para mais dicas acesse www.maryhelp.com.br!