Cuidados especiais que você deve ter com as suas blusas de lã

Frio combina com roupas quentinhas e a lã é sempre uma ótima opção. Veja 4 cuidados especiais que você deve ter com as suas blusas de lã.

1 – Lavagem de Blusas de Lã

Tanto a lã sintética quanto a natural demandam cuidados especiais na lavagem, como forma de proteger a peça de qualquer deformação. O mais recomendado é enviar a blusa de lã para a lavanderia, mas caso não seja possível, é recomendado que a lavagem da peça seja feita à mão, evitando qualquer tipo de contato com máquinas de lavar ou secar. Isso também inclui as centrífugas.

Evite o uso de sabão em pó, que poderá enrijecer as fibras da blusa de lã, priorizando o uso de sabões naturais como o de coco. Lave a blusa de lã sempre do lado avesso, para evitar que a fricção promova o surgimento das temidas “bolinhas” (peeling).

Após o enxágue, deixe de molho no amaciante e leve para secar.

2 – Secagem de Blusas de Lã

Como dito no item anterior, a peça não deve ser centrifugada. Além disso, não é recomendado torcer, mas sim espremer como forma de tirar o excesso de água. Diferente de outras peças de roupa, a blusa de lã não deve ser pendurada verticalmente no varal, pois isso poderá deformar a peça.

Estenda na horizontal, evitando esticar a peça. Deixe a blusa de lã secar à sombra e não utilize secadora para acelerar o processo, uma vez que o calor excessivo prejudicará a peça.

3 – Armazenamento de Blusas de Lã

Geralmente, as blusas de lã não precisam ser passadas, mas caso veja necessidade, fique atento às orientações da etiqueta. Caso não possua, não deixe o ferro ter contato com as fibras e utilize apenas o vapor (a uma distância mínima de 10 centímetros) para tirar os amassados.

Evite o uso de cabides na hora de guardar a blusa de lã, pois isso irá prejudicar a modelagem da peça. Ao invés disso, mantenha a peça dobrada e, caso queira evitar o contato com peças de outros tecidos, armazene em sacos de tecido.

O uso de produtos antimofo deve ser cauteloso, uma vez que pode haver dano químico no contato com a peça. Se utilizar, mantenha a certa distância.

4 – Blusas de Lã Como Novas

O peeling, aquelas bolinhas formadas pela fricção da blusa de lã com outros tecidos, pode ser facilmente removido com o auxílio de uma fita adesiva ou utensílios apropriados. Essas bolinhas podem prejudicar o aspecto da peça e devem ser retiradas sempre que houver a formação.

Se algum fio foi puxado, será necessário consertá-lo para evitar que a blusa de lã estrague. Basta utilizar um grampo de cabelo, empurrando o fio solto para o avesso da peça, colocando-o em seu lugar original ou de forma que ele não danifique a peça.

Conclusão

Blusas de lã podem durar muitos anos desde que bem cuidadas. O material não estraga facilmente e costuma retornar à moda, sendo possível a sua utilização todos os anos. Siga nossas dicas e fique quentinho durante todo o inverno.

Mantenha seu lar organizado. Entre em contato para contratar nossos serviços.