Você sabia que a água oxigenada tem um grande poder de desinfetante?

Existem produtos conhecidos que podem ser grandes aliados na hora de manter qualquer ambiente limpo e organizado. Você sabia que a água oxigenada tem um grande poder de desinfetante?
Não? Então, continue fazendo a leitura deste artigo, e saiba mais sobre as principais características e utilizações deste produto.

Como surgiu o uso da água oxigenada?

Como muitos sabem, a água oxigenada começou a ser utilizada no campo da saúde, mais precisamente, durante a Primeira Guerra Mundial, como forma de eliminar bactérias e fungos dos ferimentos dos soldados. Desde então, seus benefícios antissépticos foram reconhecidos e o produto continuou sendo amplamente utilizado.

Além de seu uso na higienização de ferimentos, a água oxigenada pode ser utilizada na limpeza de ambientes e manutenção de utensílios. A solução tem poder alvejante, bactericida e desinfetante, podendo ser utilizada em diversas aplicações para manter a limpeza em dia.

Limpeza superficial

Para superfícies fáceis de limpar, como azulejos, eletrodomésticos e pisos, recomenda-se a diluição de uma xícara de chá de água oxigenada em três litros de água morna. O efeito pretendido é a desinfecção desses locais, além da proteção contra bactérias indesejadas.

Essa misturinha pode ser utilizada após a lavagem do local ou depois de uma limpeza prévia. O número do volume da água oxigenada pode variar e representa a concentração de peróxido de hidrogênio presente na solução. Quanto maior o número, maior será a concentração. Para limpeza, é recomendado o volume 10, pois é desejada uma ação antisséptica.

Potencialização da limpeza

A água oxigenada pode ser utilizada sem diluição quando se deseja uma limpeza mais profunda. O líquido pode ser colocado em um borrifador, previamente limpo e seco, e aplicado diretamente nas louças do banheiro, lixeiras, tábuas de carne, entre outros.

Deve ser utilizado um borrifador com recipiente de cor escura, de forma a garantir que as propriedades da água oxigenada se mantenham. É importante lembrar que tanto a diluição, quanto a transferência de recipiente, devem ser feitas apenas no momento da utilização e o líquido deve ser descartado e não armazenado após o uso.

A embalagem original é a forma mais eficaz de armazenamento da água oxigenada.

Aplicações da água oxigenada

Higienização de utensílios

Para manter escovas, buchas e panos de limpeza limpos e livres da ação de bactérias, misture a mesma proporção de água e água oxigenada e deixe de molho por aproximadamente 15 minutos. Verifique, com antecedência, se há alergia ao produto e, caso necessário, faça uso de luvas.

Mofo e bolor

Ambientes úmidos têm maior propensão ao desenvolvimento de mofo. Para prevenir ou melhorar o aspecto do local, borrife água oxigenada diretamente no local, deixando agir por 10 minutos, e após esse tempo limpe normalmente.

Remoção de manchas

A água oxigenada também pode ser utilizada na remoção de manchas de roupas e demais tecidos. Algumas das aplicações mais eficazes é a remoção de manchas de molhos, manchas de sangue e manchas de desodorante.

Para isso, deve-se aplicar uma mistura de água oxigenada, bicabornato de sódio e detergente líquido neutro, diretamente na mancha. Após isso, é necessário esfregar com uma escova e lavar normalmente. A mistura pode ser deixada durante um período de 10 a 15 minutos antes da lavagem e enxague.

A água oxigenada é uma solução desinfetante acessível e eficaz, sendo uma ótima opção para potencializar a limpeza de ambientes e produtos. Caso esteja em busca de outras soluções de limpeza, entre em contato para contratar nossos serviços.