Dicas para lavar os lençóis

Quem não gosta de deitar em uma cama limpa, macia e cheirosa após um dia cansativo e desgastante?

Para desfrutar desse momento é fundamental investir na boa limpeza dos lençóis, considerando que eles sempre estão em contato com o nosso corpo quando vamos deitar e em razão disso acumulam muita oleosidade, suor e germes que a pele solta durante uma noite de sono.

Dessa forma, uma limpeza frequente e correta dos lençóis é benéfica para a sua saúde, além de proporcionar um ambiente mais agradável.

Sendo assim, conheça algumas dicas para seguir na hora de lavar as suas peças de cama, garantindo que elas estejam sempre limpas, macias e sem manchas.

Cuidados básicos

Antes de começar qualquer procedimento de lavagem do lençol, é muito importante que você dê uma sacudida na peça para retirar todos os fiapos, pelos e cabelos que possam estar presos na peça.

Também é essencial estar atento no momento de separar os lençóis para lavar, evitando colocá-los na máquina junto com as demais peças da sua casa e não misturando os lençóis e fronhas brancas com as peças coloridas.

Mesmo colocando apenas lençóis na máquina para lavar no mesmo momento, o ideal é que você seja prudente e não ponha muitas peças ao mesmo tempo, já que quando lavados juntos a limpeza não fica muito boa.

Para melhorar a lavagem, uma dica interessante é trabalhar com a temperatura da água, já que aumentando a temperatura é possível obter lençóis mais limpos, na medida em que a água quente acaba com os germes.

De qualquer modo, antes de colocar os lençóis na máquina de lavar, se recomenda uma atenção especial às especificações de lavagem, presentes na etiqueta das roupas de cama e que podem apontar as condições apropriadas de temperatura para limpeza.

Quando há manchas no lençol, o mais indicado é recorrer a uma pré-lavagem antes de levar a peça para a máquina.

Para remover as manchas, provocadas por resíduos de maquiagem ou produtos utilizados para o rosto, por exemplo, você pode usar um tira-manchas específico ou até um sabão neutro, que proporciona uma higienização suave e compatível com a maioria dos tecidos.

Se houver a necessidade, você pode deixar a peça de molho por um período e esfregá-la com cuidado.

Frequência

Como passamos muitas horas por noite sobre os lençóis, o natural é que se acumulem neles muitos resíduos de sujeira, fazendo a sua troca ser frequente, de preferência semanalmente.

Se você preferir, ainda é possível realizar a limpeza do lençol a cada duas semanas. Esse, porém, é o prazo máximo de tempo que se tolera para que você não lave os seus lençóis.

Não é aconselhável esperar mais de duas semanas para proceder com a limpeza, pois a quantidade de ácaros e bactérias acumuladas já pode ser considerável.

Por mais que aparentem estarem limpos, os lençóis tendem a abrigar pele morta, saliva e suor. E quando não há a higienização e a troca frequente aumenta a possibilidade de que ácaros se apresentem para se alimentar das peles mortas, podendo provocar alergias respiratórias.

Gostou do conteúdo? Contrate os nossos serviços.