Dicas para organizar os brinquedos do seu filho em um espaço pequeno

As crianças são especialistas em bagunçar, afinal, brincadeira divertida é que deixa a imaginação fluir. Para os pais, ver a alegria dos filhos não tem preço. O problema, é organizar os brinquedos depois, principalmente se o espaço é pequeno.

É possível, no entanto, aproveitar o tamanho do quarto com algumas estratégias. Confira abaixo, 9 dicas para organizar os brinquedos do seu filho em um espaço pequeno.

1. Separe por categorias
É importante separar os brinquedos por categorias para que sejam achados e guardados mais facilmente. Caso contrário, a criança poderá tirar várias caixas e cestos para procurar um determinado brinquedo, e com isso a bagunça está feita.

2. Etiquetas
As etiquetas são fundamentais na organização, por permitirem que você visualize o que está guardado, sem precisar tirar do lugar. Depois de separar tudo por categorias, etiquete tudo e guarde os itens parecidos próximos uns dos outros.

3. Caixas organizadoras
As caixas organizadoras se adaptam bem a espaços pequenos. Elas podem ser empilhadas, armazenadas em nichos, em cima do guarda-roupa. Além disso, você encontra caixas organizadoras nos mais variados tamanhos.

4. Cestos
Assim como as caixas, os cestos ajudam na organização por se se adaptarem bem a lugares pequenos. Existem em variados tamanhos, e permitem que você guarde brinquedos de diversos formatos. Os cestos grandes são ótimos para guardar itens maiores, como bolas e bonecas. Já os cestos pequenos, podem ser guardados em cima de escrivaninhas, no guarda-roupa ou pendurados na parede.

5. Móveis planejados
Os móveis planejados são ideais para aproveitar o espaço dos ambientes. E quando se trata de um quarto para crianças, eles podem ser fabricados em tamanho menor. Pense em armários, móveis embutidos e mesas que sejam ideais para as crianças.

6. Móveis multifuncionais
Além da grande utilidade, os móveis multifuncionais podem conter compartimentos extras. Com isso, você otimiza seu espaço e garante novos locais para armazenamento. Mesas que possuem prateleiras, baús que são bancos e armários que viram mesa são exemplos para serem considerados.

7. Porta-objetos penduráveis
Existem porta-objetos penduráveis que podem ser colocados atrás de portas, em armários ou na parede. Eles possuem vários compartimentos ideais para guardar bonecas, bichos de pelúcia, carrinhos entre outros. Com porta-objetos, você consegue aproveitar cada pequeno espaço de maneira estratégica.

8. Prateleiras
As prateleiras são sempre uma ótima opção para aproveitar o espaço de qualquer ambiente. Você consegue elevar brinquedos, cestos de canetinhas e lápis de cor, caixas organizadoras e muitos outros itens. Assim, garante um espaço maior para transitar.

9. Criação de hábitos
Além de todas as nossas dicas, é fundamental agregar hábitos de organização. Ensine seus filhos desde pequenos, para que eles também saibam deixar tudo no lugar certo. Após a brincadeira, convide-os para ajudar na organização. Com isso, você garante que o ambiente esteja sempre livre. Mostre às crianças que, mesmo em um espaço pequeno, é possível ganhar espaço quando tudo está no seu devido lugar.

Não deixe de acessar mais conteúdos úteis para seu dia a dia. Além disso, se precisar de ajuda, conte com a gente, pois temos uma equipe treinada para levar o melhor da organização e limpeza para sua casa!