Dicas para remover manchas de vinho das roupas

Tomar um bom vinho na companhia dos amigos, durante um jantar romântico ou até mesmo sozinho: poucos prazeres na vida são melhores do que esse! Mas quando a bebida cai na roupa formando aquela mancha bem característica, o clima gostoso já acaba e é substituído pela preocupação, especialmente quando se trata de uma peça de maior valor.

Pois hoje você vai aprender a remover manchas de vinho das roupas de maneira fácil e prática e nunca mais terá que se preocupar com isso. Suas noites vão ficar muito mais agradáveis!

Leite quente

O leite quente não serve apenas para garantir uma boa noite de sono, mas também para remover as manchas! Encha uma panela grande com leite, coloque dentro a peça de roupa manchada e leve ao fogo para ferver. Quando a mistura começar a entrar em ebulição, desligue e deixe de molho por alguns minutos. Depois disso, basta lavar a roupa normalmente, com água e sabão e voilá!

Vinagre branco

Outra receita caseira bastante eficiente é misturar uma medida de vinagre branco com três de água morna e esfregar bastante a região manchada. Se o tecido for muito delicado essa pode não ser uma boa ideia, já que exige esse atrito. Mas se for possível colocar a dica em prática, depois também é só lavar a peça como de costume.

Sal

Essa dica vale apenas para mancha fresca. Assim que você perceber que caiu vinho na roupa, coloque um punhado de sal sobre a mancha e deixe-o absorver o líquido. Vá repetindo o procedimento até ter clareado bastante e depois lave com água morna.

Água oxigenada

Se o vinho cair sobre um tecido de cor clara, misture água oxigenada com um pouco de água natural e uma pequena quantidade de detergente neutro. Coloque a mistura sobre a mancha e depois de deixar agir por alguns minutos, coloque a peça de molho na água quente e depois enxágue com água fria. Evite usar essa dica em roupas escuras ou coloridas, porque a água oxigenada pode comprometer a cor natural do tecido.

Seja rápido!

Depois que a mancha secou completamente, o trabalho de remoção fica mais difícil. Se você deixar para cuidar desse pequeno incidente no dia seguinte, por exemplo, é bem possível que essas receitas caseiras não surtam o efeito esperado.

Nesse caso, você pode utilizar algum alvejante sem cloro ou então preparar uma solução de água e amoníaco para deixar agindo em cima da mancha.

Lembre-se também de que as manchas de vinho branco ou rose são mais fáceis de serem removidas. Se for um vinho tinto menos encorpado, você também pode conseguir limpar com facilidade. Mas o vinho tinto mais denso deixa uma mancha mais difícil de ser retirada.

De qualquer maneira, independente do tipo de vinho escolhido, a dica mais importante é agir rápido. Se o incidente acontecer à noite, não espere amanhecer para tomar as providências!

Uma dica ainda mais especial: para não ter que se preocupar com nada depois de oferecer um jantar em sua casa, contrate nossos serviços e uma equipe irá deixar o seu lar brilhando! Podemos até ajudar com a mancha de vinho!