Entenda como surgiu a tradição da limpeza de primavera

Você certamente já ouviu falar na limpeza de primavera, um costume de limpeza do hemisfério norte que é mais comum principalmente na Europa e nos EUA. Basicamente ele consiste em uma limpeza completa da casa logo nos primeiros dias de entrada da primavera, período que começa em março e termina em junho.

O objetivo você já deve imaginar: preparar a casa para as temperaturas mais altas após um longo período de frio.

A seguir, confira algumas suposições sobre a história dessa tradição.

Entenda como surgiu a tradição da limpeza de primavera

Ainda que hoje a tradição da limpeza de primavera seja bem popular no território estadunidense e europeu, os pesquisadores indicam que o hábito nasceu com o povo persa, mais precisamente, no ano novo deles (que é o primeiro dia da primavera).

O povo iraniano começa, antes ainda do ano novo, uma festividade em que um dos rituais é o “khooneh tekouni”, que significa, na tradução literal, “chacoalhar a casa”. Basicamente, é um rito popular em que os moradores acreditam que devem deixar a casa limpa e arrumada para dar “boas-vindas” ao ano que se inicia.

No entanto, alguns pesquisadores afirmam que o ritual começou com os judeus, na “Pessach”, que nada mais é do que a semana da Páscoa Judaica, em hebraico. Neste caso, a cultura orienta que eles devem ficar longe de qualquer tipo de alimento fermentado ao longo da semana – e por isso a limpeza visa remover qualquer resto deles da casa.

Além disso, tanto os fiéis da Igreja Ortodoxa como da Igreja Católica também têm o hábito de limparem profundamente suas casas ao início da estação das flores.

Na região boreal europeia e na América do Norte o hábito da “spring cleaning” surgiu mais por conta do clima. No século XIX o aspirador ainda não existia e, por isso, esse período do ano era o melhor para limpar a casa e manter as janelas abertas, uma vez que ele representava a chegada de um calor ainda mais ameno, bom para deixar a casa aberta a arejada, mas não tão quente a ponto de os insetos dominarem o ambiente.

Basicamente as principais tarefas da limpeza de primavera são:

• Para todos os ambientes: lavar cortinas, tirar o pó, lavar o chão, limpar janelas e remover teias de aranha dos tetos e paredes;
• Na cozinha: limpeza do exaustor, micro-ondas e forno; além de descongelar e limpar geladeira e congelador;
• Para banheiro: limpar o espelho, banheira, lavabo, ralos e chuveiro;
• Para a sala de estar: esvaziar e limpar armários e prateleiras, além de aspirar os sofás;
• Quartos: Lavar cortinas e cobertores, virar e aspirar colchões;
• Para área externa: limpar a entrada e o terraço, organização da garagem e dos móveis do jardim.

Faça sua limpeza de primavera com a Mary Help!

Agora você já conhece a tradição da limpeza de primavera e certamente, está se sentindo bem inclinado (a) a fazê-la em sua casa ou estabelecimento comercial, estamos certos?
Sendo esse o caso, saiba que você pode contratar uma profissional ou equipe de diaristas para efetuar a limpeza em residências ou pequenas empresas aqui na Mary Help, pioneira no agenciamento de equipes de limpeza em todo o Brasil.

O que ainda está esperando?