Marie Kondo: Conheça mais sobre o método japonês que está fazendo sucesso na arrumação

A maioria das pessoas conhece a Marie Kondo através de seu livro best-seller, “The Life-Changing Magic of Tidying Up”.

Quando publicou seu livro best-seller em 2014, traduzido para o português como “A Magia de Arrumação de Poder Transformar Vidas”, a japonesa Marie Kondo se estabeleceu como a mais famosa e respeitada consultora de limpeza do mundo.

Como ela conseguiu isso? Com uma ideia revolucionária e resultados concretos.

A ideia de organizar os itens por categorias ou invés de cômodo por cômodo, e o fato comprovado de que a grande maioria dos seus clientes não voltaram para a sua antiga bagunça foram os principais impulsionadores do seu sucesso.

Atualmente, Marie Kondo se tornou conhecida por visitar casas americanas que precisavam de ajuda em seu popular programa, “Tidying Up with Marie Kondo”, da Netflix. O programa popularizou o seu método de arrumação, batizado de KonMari, uma sistematização dos milenares métodos de organização minimalista do Japão.

O que é o método KonMari?

O método KonMari é o sistema de arrumação da casa criada por Marie Kondo e que adota uma abordagem inspirada no minimalismo para lidar com suas coisas categoria por categoria.

O método consiste em seis passos básicos:

  • Assuma o compromisso de arrumar;
  • Imagine o seu estilo de vida ideal;
  • Descarte tudo o que não precisa antes de começar a arrumação e agradeça sinceramente a cada item por servir ao seu propósito;
  • Organize os itens por categoria, não por sua localização na casa;
  • Não misture os itens e siga a ordem correta;
  • Pergunte a si mesmo se isso desperta alegria em você.

Essas são as cinco categorias que precisam ser enfrentadas, uma por uma:

  • Roupas;
  • Livros;
  • Papéis;
  • Komono (palavra japonesa sem tradução que abrange itens diversos que não estão nas demais categorias);
  • Itens sentimentais.

Embora muitas pessoas associem o método KonMari à arrumação, essa abordagem trata mais de descartar itens que não têm valor. Para determinar o que deve ser eliminado (doado, vendido ou, em alguns poucos casos, jogado no lixo), Kondo começa removendo tudo de seus armários e gavetas (categoria um), todos os livros de suas prateleiras (categoria dois), toda a papelada de sua mesa e caixas — você já entendeu aonde ela quer chegar.

Uma vez que uma grande pilha tenha se formado, você deve apreciar item por item e considerar se isso desperta alegria. Depois que se desfez de itens em todas as categorias, você deve ter um conjunto muito menor de itens restantes que podem retornar para os armários, gavetas, prateleiras e caixas. Note que você deve terminar uma categoria antes de passar para a próxima.

Como você está ativamente escolhendo itens que despertem alegria e descartando aqueles que não causam esse efeito, a intenção do método KonMari é acabar com uma casa sem bagunça que seja capaz de trazer mais alegria e prosperidade à sua vida.

Enquanto arruma, Marie Kondo o encoraja a visualizar a vida que você deseja ter no futuro — um ambiente menos estressado, por exemplo — e o que você precisa para chegar lá. Qualquer coisa que não ajudará nessa jornada não é merecedora do seu espaço ou de você, ela diz.

O “KonMari” significa alguma coisa?

Não há um significado mais profundo aqui: o KonMari é simplesmente a combinação do sobrenome e do primeiro nome de Marie Kondo. A especialista registrou o termo “Kondo” porque, bem, é o nome dela (genial, não?).

O método KonMari é muito interessante, mas também é fácil simplesmente contratar os nossos serviços de diarista e mão-de-obra de limpeza altamente especializada!

Somos uma rede com mais de 68 unidades franqueadas no Brasil. Conheça nossos serviços de empregadas domésticas agora mesmo!