Pé direito alto: Saiba como limpar o da sua casa

Para quem não é da área de arquitetura ou engenharia, a expressão pé direito pode soar apenas como algo positivo. Mas não é só isso. O pé direito compreende a distância entre o piso e o teto, na área interna de uma casa ou estabelecimento comercial.

Mas e quando essa distância entre o chão e o teto é alta, como proceder? Embora o visual ofereça uma estética diferenciada, bem como uma sensação de amplitude, o pé direito alto exige manutenção, que vai além de um simples passar de pano.

Quando se fala em limpeza, é preciso lembrar que os vidros, janelas e espelhos também fazem parte. Embora eles não precisem ser limpos todos os dias, devem receber limpezas periódicas.

Uma faxina só estará completa quando incluir esses elementos e, é claro, o teto e as paredes. Marcas de mãos, poeira acumulada e até arranhões de móveis costumam ser mais frequentes nas paredes. Isso não significa, porém, que o teto também não acumule sujeiras.

Como colocar a mão na massa?

Antes de dar início à limpeza, é importante verificar se o produto a ser utilizado não corre o risco de danificar a pintura. O teste pode ser realizado em uma pequena área. Depois, é hora de dar início aos procedimentos.

As teias de aranhas e a poeira precisam ser retiradas primeiro. Isso nas paredes até que é fácil. E em relação ao teto, como proceder? Portanto, é fundamental optar por um local seguro para ficar. Uma escada firme, própria para limpeza de ambientes internos, deve ser a solução. Hoje, já existem no mercado esfregões específicos para a limpeza do teto.

Ao colocar a mão na massa, é imprescindível usar luvas. Uma mistura de vinagre, bicarbonato de sódio, amônia e água pode ser a solução. Um esfregão torcido deve ser umedecido e aplicado sobre a superfície a ser limpa, sem que os pingos escorram pelo chão ou parede.

Será que a mesma solução de limpeza vale para tudo?

Cada teto depende de um tipo de solução. Tetos com acabamento acústico, por exemplo, não recebem produtos químicos e nem misturas. O aspirador de pó deve ser o aliado. Para tetos de estuque, o aspirador também entra em ação.

Se o seu ambiente conta um pé direito alto com papel de parede, o ideal é utilizar uma mistura com água morna e gotas de detergente que deve ser aplicada com uma esponja macia. Depois, utilize um pano seco. Caso a sujeira teime em sair, também é possível utilizar uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio.

Contudo, se o problema no ambiente for o mofo, a mistura que combina é vinagre branco com água. Para esses casos, o sabão não é indicado, pois as espumas podem servir de alimento para o fungo. Após a limpeza, dá para secar as paredes e até o teto com secador de cabelo, pois isso evita que o ambiente fique úmido.

Se após as dicas você ainda têm dúvidas e não se sente seguro para limpar um pé direito alto, você pode contratar uma empresa especializada. Os profissionais contratados, certamente, saberão usar os produtos e as técnicas mais indicadas para cada tipo de teto e parede, sem que você precise se preocupar.

Outro motivo é que com uma empresa especializada você sabe que estará colocando dentro de casa profissionais de confiança. Por isso, não sofra mais com dores de cabeça. Entre em contato conosco e contrate, para a sua casa ou empresa, serviços domésticos de boa qualidade!