Qual a diferença entre limpeza e desinfecção dos ambientes?

Em tempos de epidemia como a que vivemos agora, a limpeza dos ambientes torna-se ainda mais essencial. É preciso eliminar todos os micróbios e evitar a contaminação não apenas do novo corona vírus, como de várias outras doenças contagiosas. Porém, existe um processo mais importante que a limpeza: a desinfecção.

Engana-se quem pensa que esses dois processos são a mesma coisa. Nesse artigo, explicaremos a diferença dos dois processos e como deve ser feita a desinfecção da sua casa ou ambiente de trabalho.

Para que serve a limpeza?

Quando se trata de eliminar doenças, os dois processos são extremamente importantes. Porém, cada um tem a sua função dentro do processo de deixar o local livre de agentes causadores de doença.

A limpeza é basicamente o processo de remoção da sujeira. Ela é a primeira etapa para higienizar um ambiente e eliminar os possíveis germes. É preciso realizar a limpeza em todos os tipos de ambientes, sejam os ambientes domésticos ou locais de trabalho. É um processo mais simples, normalmente feito com água e detergente.

Justamente por isso, deve ser feito com certa frequência, tanto nos pisos e paredes quanto nos móveis e demais utensílios. De forma geral, a limpeza constante é suficiente para eliminar boa parte dos vírus e bactérias mais simples. Porém, em lugares com maior circulação de pessoas, só a limpeza não garante a eliminação desses agentes. É aí que entra o processo de desinfecção.

Para que serve a desinfecção?

A desinfecção é um procedimento que consegue acabar com até 95% dos germes das superfícies e ambientes. Ele é especialmente importante em ambientes onde há muita circulação de pessoas. Portanto, hospitais, restaurantes, clínicas precisam realizar a desinfecção com certa frequência.

Os demais estabelecimentos devem fazer a desinfecção de suas cozinhas e banheiros também, pois são lugares propensos a proliferação de micro-organismos. Além dos pisos e paredes, devem-se desinfetar as pias, toalhas, vasos sanitários e demais utensílios e mobília que sejam utilizados com frequência.

Esse processo normalmente é feito com álcool e cloro, ou com desinfetantes específicos para alguns tipos de estabelecimento. É preciso ficar atento a qual desinfetante é o ideal para o seu ambiente, para garantir a maior eficiência do processo.

Como você percebeu, a desinfecção exige conhecimento profundo dos procedimentos e produtos. Portanto, o ideal é contar com uma empresa especializada, que tenha condições de realizar a desinfecção de maneira a eliminar todos os agentes causadores de doenças contagiosas.

Outro detalhe importante é que a desinfecção dos ambientes é apenas um dos procedimentos necessários para garantir a saúde daqueles que frequentam o ambiente. Além de desinfetar o espaço, é preciso fazer a desinfecção das mãos, para evitar a proliferação de germes pelo contato. Para isso, devem-se lavar as mãos com água e sabão por pelo menos vinte segundos, e utilizar o álcool gel com frequência.

Quer contar com uma limpeza e desinfecção de qualidade nos seus ambientes? Então contrate nossos serviços! Nossa empresa é pioneira no Brasil na terceirização de serviços como esse, e conta com muita experiência e profissionais de qualidade.