Recém-casados: como criar uma rotina de organização eficiente?

A festança passou, a lua de mel também. Agora, resta aos recém-casados chegarem em casa e colocarem em prática uma rotina de organização que permita aos pombinhos gerenciarem o dia a dia. Afinal, tudo está em dobro. É mais roupa para lavar, mais comida para fazer, mais sapatos para limpar…

Socorro, por onde os recém-casados começam?

Calma, deixem o desespero para lá, pois é possível ajustar as tarefas, de modo que o casal possa viver em um ambiente agradável e limpo. Primeiro, é necessário selecionar os itens essenciais para a casa. Será que o chá de panela foi suficiente para que o casal adquirisse todos os itens?

Se a resposta for “não, eles precisam se sentar e decidir, em conjunto, quais são os utensílios ou eletrodomésticos que devem ser comprados. Não dá para ficar sem uma máquina de lavar, por exemplo, pois ela é uma mão na roda na rotina de organização.

Feito isso, o casal precisa dividir as tarefas. Nessa hora, é preciso paciência e muito diálogo para que não role a primeira briga. Nem tudo o que a pessoa tinha quando solteira precisa ser levado para a casa nova. O descarte, portanto, é a primeira abertura que os dois fazem para que não haja acúmulo de coisas.

Para o quarto, podem ser necessários cabides, gavetas extras e até caixas multiuso. Na cozinha, prateleiras, suportes para alimentos, latas de condimentos e organizadores de louças resolvem o problema. Para o banheiro, bastam suportes para cosméticos, cabides e cesto de roupas sujas, enquanto para a área de serviço, prateleiras e varais são necessários.

Depois de ajustado tudo no seu devido lugar, é hora de definir a rotina de organização diária. A divisão, aqui, tem um peso muito forte. Se os recém-casados trabalham fora, eles precisam estabelecer quem será o responsável pelo café da manhã no dia seguinte, pelo almoço e jantar, por exemplo.

6 dicas de rotina de organização para os pombinhos adotarem

  1. 1 – Façam um planejamento semanal: Vocês podem ter em casa uma lousa, para dividir o planejamento semanal. Ali, haverá os dias de quem faz o café, os dias de quem cozinha o almoço ou o jantar e os dias de levar o lixo para fora. Se o casal costuma levar marmita para o trabalho, por exemplo, deve reservar ao menos duas horas por dia para o preparo dos alimentos.
  2. 2 – Reservem um dia na semana para ir ao supermercado: Evitem ir ao supermercado toda vez que der vontade. As compras semanais são mais efetivas e diminuem desperdícios.
  3. 3 – Respeitem as regras: Embora a vontade seja deixar a toalha molhada na cama ou as meias pelo chão, é importante que os recém-casados imponham regras e respeitem-nas. Ajeitar as coisas todos os dias, diminui a trabalheira para o final de semana.
  4. 4 – Não deixem nada acumular: Fez a comida? A regra é clara: a pessoa que cozinha, não lava. Então, o companheiro ou a companheira ficam com essa tarefa. É importante que vocês façam pequenas tarefas diariamente para evitar uma bagunça enorme.
  5. 5 – Reservem um dia na semana para a limpeza geral: Muita gente escolhe as manhãs de sábado para isso, mas não é o indicado. Finais de semana devem ser reservados para passeios e momentos a dois. Tente escolher a quinta ou a sexta-feira para lavar os banheiros e fazer uma limpeza mais profunda. Dividindo as tarefas, o trabalho acaba rapidamente.
  6. 6 – Não se intimidem em buscar ajuda: Se tudo estiver muito pesado, busquem ajuda de profissionais capacitados e que oferecem aquela forcinha. Além de prático, o serviço profissional tira um peso das costas dos recém-casados.

É mais tempo para vocês ficarem juntinhos, sem preocupações. Quer saber como? Contratem nossos serviços e garantam qualidade de vida.