Saiba como lavar corretamente frutas e verduras

Quando você chega da feira, o ritual é sempre o mesmo. Lavar as mãos, higienizar as sacolas, lavar as frutas e verduras e guardar. Todo mundo sabe a importância de lavar frutas e verduras, mas será que uma lavadinha com água e sabão é o suficiente?

Neste post, vamos te ensinar o jeito certo de fazer isso.

Alimentos que serão consumidos cozidos

Para estes alimentos, basta lavar com água e sabão, as altas temperaturas do cozimento serão suficientes para eliminar microrganismos.

Alimentos que serão consumidos crus

Para limpar corretamente os alimentos que serão consumidos com casca, a melhor opção é a água sanitária (hipoclorito de sódio).

Coloque as frutas e verduras de molho com água e o produto por cerca de 15 minutos. A cada 1 litro de água, você deve acrescentar uma colher de sopa de água sanitária. Depois disso, lave as frutas e as verduras com água em abundância.

Esta limpeza é a única eficiente para eliminar sujeira, agrotóxicos e pesticidas, que podem ficar na casca de frutas e verduras. O processo também é eficaz para remover vírus e bactérias que podem causar doenças como hepatite, salmonelose, cólera e coronavírus.

Não tente substituir a água sanitária por alvejante, cloro ou tira-manchas, pois se ficar algum vestígio deles nos alimentos, pode fazer mal à saúde. Também respeite a proporção de 1 colher de sopa para cada 1 litro de água. Aumentar essa proporção não irá deixar o alimento mais limpo e poderá trazer problemas para sua saúde.

Sempre usei vinagre para higienizar os alimentos, não pode?

Ele pode ser usado sim, mas não é a opção mais segura. Alguns estudos já concluíram que o vinagre não é muito eficaz para eliminar certos microrganismos.

Além disso, para que ele elimine microrganismos nocivos e pesticidas, precisa estar em grande concentração. Precisa ser diluído de 40% a 50% de vinagre para cada 1 litro de água. Ou seja, vai ser necessário que ele esteja em maior quantidade na água, isso vai deixar seus alimentos com um cheiro forte de vinagre.

Covid 19

Lavar bem os alimentos também é uma forma de prevenção contra a Covid 19, que se propaga em superfícies contaminadas. Algumas pessoas têm o hábito de experimentar frutas nas feiras e mercados.

Este hábito não é seguro e deve ser completamente abolido. Consuma sempre frutas, verduras e legumes devidamente higienizados. O consumo de alimentos crus que não sejam efetivamente lavados pode ser perigoso para a saúde e causar problemas como dor de barriga, diarreia, febre e mal-estar.

Para não jogar todo o trabalho por água abaixo, após a limpeza, cuidado para não misturar os alimentos limpos com sujos, ou colocá-los em alguma superfície que não está higienizada, para que não fiquem contaminados novamente.

Dica para maçãs, bananas e peras

Estas três frutas costumam escurecer quando são higienizadas com água sanitária. Por isso, apenas lave com água e sabão e deixe para concluir a higienização um pouco antes de consumir.

Atenção ao momento de guardar

Para eliminar o risco de contaminação dentro da geladeira, as verduras, frutas e legumes precisam estar guardados higienizados em vasilhas fechadas ou sacos plásticos. Para durarem mais, é importante secar as folhas cuidadosamente e colocá-las em um pote na geladeira, separadas uma a uma por uma folha de papel-toalha.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite e leia outras publicações do nosso blog!