Sofá de Couro: os cuidados que você precisa ter na hora de limpar

Não é de hoje que o couro é usado para compor a decoração de peças de roupa, acessórios e, claro, a decoração do lar, sendo visto principalmente nos sofás.

Um sofá de couro é belo, cobiçado e tem algumas vantagens em relação ao de tecido – sua limpeza é um pouco mais fácil de se realizar, porém, é preciso atentar a alguns detalhes, já que este material tem suas particularidades e, portanto, exige cuidados especiais. Vejamos algumas dicas práticas.

Porque é importante limpar o sofá

O sofá absorve bactérias e impurezas, tanto do ar como as do nosso corpo, a gordura absorvida pode ser um problema visível que atrapalha a limpeza e a beleza do móvel.

Além de prejudicar a estética, a sujeira absorvida diminui a durabilidade do sofá e pode comprometer nossa saúde, uma vez que o mesmo pode tornar-se abrigo de bactérias e fungos prejudiciais.

No caso do móvel de couro natural ou sintético, o material pode ressecar ou até se desfazer se não cuidado corretamente.

Como fazer

Uma dica válida e sempre boa de se relembrar é a de evitar comer ou beber no sofá, evitando assim derramar sobre ele os alimentos, que podem o manchar e estragar. Vejamos algumas dicas de limpeza para cada tipo de couro.

O couro natural tem diversas variações, o melhor é descobri de qual o seu sofá é feito para então iniciar a limpeza.

O couro anilinado possui textura mais aveludada e, portanto, mais absorvente, são tingidos com tinta solúvel em água e também álcool. Com este tipo deve-se ter cuidado especial para não manchar, já que isso ocorre mais facilmente. Opte por aspirar o pó e limpar com pano úmido de álcool e água.

O couro liso é mais simples de se limpar, pode-se utilizar um pano úmido com detergente neutro misturado a amaciante para ter um bom cheirinho marcante. Após passar em todo o móvel, passe outro pano úmido apenas de água para retirar excessos de produto.
A mesma técnica e produtos do sofá de couro liso podem ser utilizadas na limpeza do sofá de couro sintético.

Para evitar ressecamento e rachaduras no sofá, o ideal é hidratá-lo a pelo menos cada oito meses, isso manterá o material sempre brilhante e macio.

Existem produtos específicos para limpeza e hidratação do sofá de couro no mercado, mas também é possível fazer estas tarefas com o que já temos em casa. Falando da hidratação, pode-se usar ceras ou graxas de silicone usadas como lustra móveis, desde que não haja em sua composição nenhum material agressivo.

Para manter a boa conservação, evite expor o couro ao sol e cuide também com peças de roupa ou outros fatores que poderiam arranhar o sofá. Esperamos que estas dicas tenham ajudado a entender os diferenciais do sofá de couro para cuidar corretamente dele.

Para mais informações sobre limpeza e cuidados com o lar, consulte nossas dicas no site. Fique à vontade para entrar em contato em caso de dúvidas ou par solicitar nossos serviços especializados para sua casa.