5 ideias de organização de guarda roupa

Organizar o guarda roupa pode ser uma tarefa bem demorada, né? Não percebemos nem quantas roupas e acessórios nós temos até a hora de conseguir colocá-los certinho, um do lado do outro – ou por cima, ou por baixo… o que couber! Mas é possível, sim, fazer uma boa organização de guarda roupa. De um jeito ou de outro, a limpeza sai.

As melhores ideias para organizar o guarda roupa

1. Faça uma limpa geral
Não é como se você não tivesse pensado nisso antes, mas juntar a coragem é o mais difícil. A verdade é que grande parte das complicações do guarda roupa nem mesmo precisavam estar lá. Reserve um dia para separar todas as suas peças de roupa entre pilhas de “guardar”, “doar” e “jogar fora”. Sim, tem coisas que vão parar até mesmo nessa última pilha, sem qualquer motivo para estarem sendo guardadas. Se for por valor sentimental, é compreensível, mas há uma diferença entre guardar algo que remete a um dia incrível e guardar algo apenas porque já foi bonitinho um dia há sete anos, certo? Força que você consegue!

2. Use etiquetas
Pode parecer meio infantil, mas pode ser útil para você e para todo mundo em casa. Especialmente se houver um problema recorrente de roupas nos lugares errados! Cole essas pequenas etiquetas nos locais apropriados para cada peça e facilite a arrumação diária. E dá para ser criativo, aliás; as etiquetas podem ser só palavras, desenhos, ou mesmo determinadas por outros fatores, como dias da semana ou estações do ano.

3. Use organizadores
Uma coisa que economiza muito espaço dentro do guarda roupa é o uso de organizadores. Geralmente são caixas, mas existem também alguns penduráveis, inclusive para os sapatos. Isso mantém cada item em seu lugar, sem que uma peça suje a outra, e ainda facilita na hora de guardar novamente. Esta opção aliada às etiquetas é melhor ainda!

4. Deixe combinações juntas
Uniformes, conjuntinhos e até roupas de cama são muito mais facilmente encontrados se forem guardados todos juntos. Faça o máximo para não separar essas peças, para evitar o problema de só ter uma delas no futuro. Para as roupas de cama, uma boa dica é guardá-las dentro de uma das fronhas do conjunto.

5. Separe o que é mais e menos utilizado
Certas roupas podem não ser usadas frequentemente, mas não quer dizer que devam ser esquecidas ou doadas. Nesses casos, procure guardá-las nos locais de mais difícil acesso. Já que elas precisam ocupar espaço, que seja um que não vai atrapalhar o uso do guarda roupa no dia a dia.

Precisa de ajuda na organização do guarda roupa?

Se você quiser ajuda para organizar o guarda roupa, ou qualquer outra parte da casa, pode contar com os serviços de faxineira da Mary Help! Você economiza tempo e resolve o problema rapidinho, sem toda a burocracia de sempre. Se quiser, pode compartilhar este artigo com a funcionária, também, e decidir com ela algumas boas mudanças para o seu armário!