Antes de contratar, você sabe quais as funções de uma diarista?

Segundo dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 6,24 milhões de domésticas em todo o território nacional. Por isso, antes de contratar, você sabe quais as funções de uma diarista?

Apesar do alto número de profissionais do ramo, muita gente – pessoas físicas e empresas – não conhece as devidas competências de uma diarista. Neste artigo, responderemos exatamente isso: as funções desse cargo, melhorando a convivência com a profissional e evitando o famoso ‘acúmulo de funções’, que é vedada pela legislação trabalhista.

Funções da diarista

Primeiramente é importante apontar que a jornada de trabalho média, segundo a PEC das Domésticas, para a execução de serviços do gênero é de 8 horas diárias – muito similar a outras funções do comércio e indústria, por exemplo. Assim, podemos definir as principais funções da diarista antes de fazer a contratação:

-Limpeza do local preestabelecido: casa ou empresa. Isso inclui tanto a área interna quanto a área externa;

-Varrer, limpar e passar pano no chão;

-Realizar a limpeza de vidros e vitrais, bem como sua manutenção;

-Aspirar o chão, cortinas, tapetes, carpetes e tudo que necessitar desse aparelho específico;

-Limpeza e higienização de banheiros, assim como outros cômodos;

-Retirada de pó e partículas onde estiverem, como mobília, mesas, cadeiras, entre outros;

-Paredes e tetos, dentro da estrutura física do imóvel, também são de competências da diarista.

Vale destacar: todas essas funções não podem oferecer nenhum risco para a profissional. Isso inclui a limpeza da parte externa de vidros que estão em pavimentos mais altos, como sobrados ou prédios. Nesse caso, deve-se contratar profissionais específicos ou os aparatos de segurança para que não ocorra nenhum problema.

Comida e roupas: estão incluídos?

Apesar de não ser de competência de uma profissional diarista regulamentada, isso pode ser feito – desde que haja um acordo preestabelecido antes, permitindo a distribuição da jornada de trabalho dentro desse contexto. Não à toa, muitas diaristas são responsáveis por servir à mesa e fazer o café quando trabalham em empresas.

A dica aqui é: conheça o negócio que gere essas profissionais e busque informações se elas executam esse serviço. Em determinados casos, fazer o almoço ou lavar e passar as roupas pode ser encaixado dentro de um cronograma preestabelecido, que não traga contratempos nem para o contratante ou contratado.

Outras características

Ainda, é preciso fornecer o material de trabalho e limpeza. Ou seja, não é de competência da diarista comprar os produtos necessários, apesar dela poder intermediar e apontar o que é necessário para a limpeza. Em outras palavras, o trabalho deve ser realizado dentro da infraestrutura física da residência ou empresa, englobando áreas internas e externas.

Para complementar, o ideal é que você contrate diaristas que sejam agenciadas por empresas ou franquias que tenham experiência no ramo. Além de conhecerem as competências dessas profissionais, ainda permitem a melhor intermediação entre boas diaristas com a sua casa ou empresa.

Contrate nossos serviços de limpeza e tenha acesso a profissionais habilitadas no ramo.