Aprenda de uma vez todas a limpar o rodapé da sua casa

Os rodapés dão um toque de charme ao ambiente, deixando o encontro entre a parede e o chão da casa com um visual que pode ir do clássico ao contemporâneo. Eles podem ser de muitos tipos, formatos e materiais, portanto, devem fazer parte de um projeto de arquitetura e decoração. Contudo, eles são grandes acumuladores de poeira e sujeira, o que deixa a aparência feia se não for constantemente limpos.

Cada material tem uma maneira de limpar

Para ajudar nesta difícil tarefa de limpar os rodapés da casa, é importante conhecer algumas dicas e truques eficientes. Como a limpeza de rodapés feitos de gesso. Este é um material que não tolera água, logo, sua limpeza deve ser feita a seco. Por ser poroso, a água se infiltra no material, causando manchas ou deteriorando, fazendo com que se quebre ou solte. O melhor é fazer uso de um pincel, flanela e espanador para retirar suavemente a poeira da superfície.

Quanto à madeira e ao MDF, eles até podem ser limpos com água, mas não em quantidade abundante. O mais correto é utilizar um aspirador de pó, vassoura ou pano seco para tirar o excesso de sujeira do rodapé. Esta ação deve ser feita em movimentos rápidos, porque a poeira logo se assenta novamente à superfície. Depois, utilize um pano ou esponja umedecida em água e aplique sobre o local. No caso do MDF, um pouco de detergente pode ser acrescentado à água.

Use a água com cuidado

Para limpar rodapés que sejam em plástico ou em PVC, não há problema em utilizar a água. Faça uma solução que misture um pouco de detergente neutro ou sabão de coco para aumentar a eficiência. Para que não haja danos com a tinta que foi aplicada sobre o material, faça movimentos suaves com a esponja, não esfregue. Para retirar o sabão, use um pano seco limpo.

O mesmo vale para a limpeza de rodapés que sejam de cerâmica ou porcelanatos. Não há problema algum no uso de água e produtos de limpeza neutros. A grande questão é evitar a aplicação de ácidos, palhas de aço ou materiais abrasivos, porque eles danificam o brilho e a cor, além de desgastá-los. Ao final, sempre é melhor fazem a retirada do excesso com um pano seco.

O rodapé de pedra deve ter cuidados extras na limpeza, por ser um material bem sensível. Não utilize água nem produtos abrasivos, ácidos ou alcalinos para não comprometer a sua integridade. O ideal é que nem água seja usada sobre eles. O mais adequado é a utilização de apenas uma vassoura de pelos ou um pano seco. Eles serão o suficiente para fazer a limpeza deste tipo de rodapé.

Quando o assunto é limpeza de rodapés, o quanto menos agressiva para o material ela for, melhor. Toda a movimentação, seja com a vassoura, aspirador, pano ou esponjas macias, deve ser feita com firmeza, mas suavidade. A limpeza é garantida, porém se mantém a integridade do material.

Você já conhece o nosso serviço de profissionais terceirizados e diaristas? Entre em contato e saiba mais.