Brincadeiras que além de divertir ensinam seus filhos a arrumar o quarto

É comprovado: as crianças aprendem cada vez mais através das brincadeiras, e é pelo lúdico que, muitas vezes, elas conseguem expor o que está em seus inconscientes. Não é à toa que o ato de brincar auxilia cada vez mais o desenvolvimento infantil e que essa é uma das técnicas mais usadas por psicólogos ao redor do mundo.

Dessa forma, o que está disfarçado de diversão pode incluir uma série de técnicas fundamentais para educar o seu pequeno e, na hora de arrumar o quarto e conscientizá-lo sobre ajudar nas tarefas de casa, você também pode usar todas essas teorias e fazer com que os seus filhos sejam mais participativos no lar sem sentirem que estão, de fato, fazendo isso.

Conheça algumas brincadeiras que vão ajudar nessa etapa e comece agora mesmo a hora de arrumar, ou melhor, a hora de se divertir!

1. Estipule desafios

Crianças adoram ser desafiadas. Quem nunca viu as competições entre elas de “quem chegar por último é a mulher do padre” ou de “eu sou mais alto que você”? Tudo para os pequenos é uma forma de provar seu valor e de mostrar que são capazes de cumprir as missões, desde as mais simples às mais difíceis.

Por isso, uma boa maneira de estimulá-las é a partir desses pequenos desafios na hora de arrumar o quarto. Experimente algumas situações, como por exemplo: “Será que você consegue guardar os seus brinquedos em dois minutos?” ou “Vamos ver se você é bem rápido? Quero ver em quanto tempo você consegue guardar todos os seus brinquedos para a mamãe”.

Temos certeza que o seu pequeno vai correr no mesmo instante para realizar a tarefa e se divertir.

2. Brincar de gente grande

Independentemente de sua criança ser menina ou menino, é muito importante criar a conscientização de que todos precisam contribuir, e de que essa é uma tarefa que não está atrelada a um único gênero.

Dessa maneira, uma dica é aproveitar que as crianças geralmente querem ser como os adultos e sugerir aos pequenos que eles vão “brincar de gente grande”, fazendo todas as tarefas com a mamãe. Assim, você pode pegar no pesado, com as partes mais difíceis, como passar pano e varrer, enquanto o seu filhote pode tirar o pó e recolher as roupinhas sujas que estão espalhadas pelo local. Vale a tentativa!

3. Estabeleça recompensas

A brincadeira também pode ficar para depois de limpar o quarto. Estabeleça recompensas por cada tarefa. Por exemplo: a cada cinco brinquedos guardados, você e seu filho tirarão três minutos para dançar a música favorita dele; a cada móvel que ele tirar o pó, vocês vão passear na pracinha mais próxima.

Uma maneira muito interessante é associar o ato de limpar a estímulos positivos e fazê-lo compreender que essa não é uma atividade com caráter de obrigação, mas sim, de colaboração.

Vale a pena, inclusive, reforçar que quando os dois arrumam juntos e acabam mais rápido, mais tempo terão para brincar e se divertir pelo resto do dia.

E então, gostou das dicas? Coloque em prática essas brincadeiras e estimule os seus filhos a serem mais colaborativos em casa. Ainda assim, se você precisa de ajuda extra e não quer que ela seja exclusivamente das crianças, é sempre bom contar com um profissional que seja especializado no assunto e possa te dar suporte.

Somos uma rede pioneira que faz agenciamento de diaristas e terceirizamos mãos de obra para limpeza em 68 unidades espalhadas pelo país. Com experiência no mercado, podemos te ajudar a organizar tudo da maneira que sempre sonhou e de forma que ainda sobre tempo de qualidade para os pequenos. Contrate agora mesmo!