Como proceder em casos de alergia a produtos de limpeza?

Podemos afirmar que não existe sensação mais satisfatória do que terminar de executar uma limpeza e deslumbrar o ambiente ou objeto limpo e asseado.

Todavia, embora seja extremamente necessário que se faça uma higienização constante, é preciso ter muito cuidado com o tipo de produto utilizado nessas limpezas.

Diversas pessoas só descobrem que possuem algum tipo de alergia relacionado a determinado produto quando este lhe causa alguma irritação ou reação. Em alguns casos, isso pode se configurar uma situação grave, e até mesmo deixar algumas sequelas no indivíduo.

No entanto, para que você não fique perdido caso ocorra alguma situação do tipo, preparamos o artigo de hoje com algumas dicas de como proceder em casos de alergia a produtos de limpeza. Sendo assim, fique com a gente e acompanhe logo a seguir.

Quais são os principais sinais de uma alergia a um produto de limpeza?

Vários podem ser os sinais de uma alergia, tudo varia conforme a pessoa e o produto utilizado. Todavia, alguns dos principais sintomas são:

– Descamações na pele;
– Coceira;
– Vermelhidão;
– Dificuldade para respirar ou respiração com chiado;
– Lesões secas;
– Inchaço;
– Entre outros.

É comum que alguns sintomas se deem principalmente na garganta e região, pois produtos químicos são mais propensos a afetar o sistema respiratório.

Entretanto, não pode se descartar a aparição de sintomas tanto nas unhas, mãos e braços, regiões que mantêm contato frequente com estes mesmos produtos de limpeza.

O que fazer em caso de alguma reação alérgica?

É de conhecimento geral que, em qualquer situação que envolva danos físicos e riscos à saúde, se busque imediatamente o auxílio de um profissional, seja em algum posto saúde ou consultório particular. Somente um médico poderá afirmar se o caso em questão é grave ou não.

No entanto, contra pequenas e conhecidas alergias que você, sabidamente, reconhece, existem algumas soluções rápidas para atenuá-las.

Substituir produtos químicos por produtos caseiros pode ser uma dessas soluções. Além de possuírem os mesmos benefícios e resultados que os tradicionais produtos de limpezas, os produtos caseiros têm a vantagem de não causarem reações alérgicas.

Os mais conhecidos produtos caseiros que podem substituir os tradicionais são:

– Bicarbonato de sódio, ótimo desengordurante;
– Vinagre branco, que pode agir como bactericida;
– limão, grande aliado contra o mofo.

Além deles, você pode utilizar álcool no lugar do desinfetante e da água sanitárias que alcançará o mesmo efeito. E o sabão de coco em pó, barra ou líquido exerce o mesmo papel que o detergente e o sabão em pó na limpeza de louças e de roupas.

Outra saída é contratar um serviço de qualidade que possa lidar com a limpeza de sua casa, sem se preocupar com problemas de saúde. Assim, sua casa fica renovada e pronta para receber quem quer que seja.

Todavia, não se esqueça de executar uma pesquisa minuciosa para garantir toda a segurança necessária no momento de colocar uma profissional no seu lar.

Gostou do artigo de hoje? Que tal entrar em nosso site e descobrir muito mais? De quebra, você ainda pode contratar os nossos serviços!