Coronavírus: momento das diaristas redobrarem os seus cuidados na limpeza

O estado de pandemia que se iniciou no começo de 2020 trouxe uma nova perspectiva para todo o mundo. No que concerne à limpeza, é preciso adquirir novos hábitos para evitar a proliferação do vírus e proteger a saúde.

Cuidados básicos

Vigora, por enquanto, a ideia de que o Coronavírus se prolifera através de gotículas espalhadas ao falar, tossir ou espirrar. Portanto, é imperioso que se utilize máscaras para evitar a emissão dessas gotículas que podem carregar o vírus.

Aglomerações, filas em mercados e transporte público podem ser fatores que contribuem para o espalhamento do vírus. Bem verdade que algumas coisas não têm como ser evitadas, pois alguns serviços são essenciais e há necessidade de locomoção de funcionários até eles.

Idas e vindas devem ser feitas, de preferência, com roupas distintas das que serão utilizadas no trabalho, para que se evite a exposição de possível contágio por vírus que ficaram na roupa de trânsito.

Todas precauções tomadas ainda não cessam completamente os riscos de contaminação. Afinal ainda não sabemos exatamente todas as “possibilidades” do novo Coronavírus.

O vírus pode estar presente em qualquer superfície de qualquer residência. Mesas, cadeiras, bancadas e qualquer outro objeto em que seja possível depositar compras de mercado ou objetos que vieram de outros lugares fora da casa, podem deixar o ambiente vulnerável ao contágio.

Mas também é possível que o vírus resista por até três dias se estiver sobre alguma superfície de plástico, madeira e vidro. Sobrevive por mais tempo (de 2 a 3 dias) sobre superfícies de plástico e aço inoxidável. E quando o vírus estiver sobre materiais de papelão, poderá sobreviver por até 24h.

A profissional diarista de limpeza não está nas residências das famílias o tempo todo e não tem como saber todos os hábitos de uma família, o que torna imprescindível o uso de luvas, máscaras e álcool gel 70% para que possa executar a limpeza de forma segura.

Reforça-se cada vez mais a ideia de higienizar qualquer objeto vindo de fora, e não apenas compras de mercado. O vírus não se instala nos alimentos por si só, mas sim em embalagens plásticas, papelão, vidro e metal, que vêm com os alimentos.

Hora de se prevenir!

Nunca passamos por uma situação como esta desde 1917, com o advento da gripe espanhola, que matou aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o planeta. Na época, os meios de transporte foram um grande causador do aumento da proliferação.

Ônibus, táxis e qualquer outro meio de transporte devem ser corretamente higienizados pelas empresas responsáveis, mas é preciso fazer a nossa parte, evitando encostar em outras pessoas e em lugares públicos para não levar o vírus para as residências.

Cumpre ainda dizer, que com o aumento exponencial dos casos de Coronavírus, os hospitais estão superlotados e a ausência de leitos e dificuldade de atendimento são fatores que devem motivar ainda mais a prevenção de contágio.

União, estados e municípios tentam organizar políticas públicas eficazes, mas o trabalho principal deve ser feito por cada um de nós, de maneira preventiva!

Acesse nosso site e saiba como contratar nossos serviços!