Dicas para limpar corretamente suas panelas antiaderente

Palavra-chave: panelas antiaderente

As panelas antiaderente são opções práticas para a preparação rápida de refeições mais saudáveis no dia a dia.

No entanto, com o passar do tempo, é comum que a camada antiaderente desses itens perca a sua eficiência e os alimentos passem a se prender no fundo da panela.

Para evitar que isso aconteça e conseguir preservar a camada de antiaderência por mais tempo, existem alguns dicas e hábitos que podem te ajudar. Confira!

1 – Limpe logo após o uso

Uma das práticas que contribuem para que as panelas antiaderente percam a sua eficácia é a demora para fazer a higienização após o uso.

Deixar que se acumulem restos de comida e gordura, por exemplo, colabora para desgastar a superfície da panela, já que os resquícios ficarão mais grudados e serão mais difíceis de remover no momento de lavar.

Por isso, é importante limpar com água e sabão e uma esponja apropriada logo após o uso. Caso seja necessário, utilize água morna para facilitar a remoção da sujeira sem arranhar o fundo da panela.

2 – Não use esponjas de aço

Quando se trata de lavar panelas antiaderente, nunca utilize esponjas ásperas, como as abrasivas e as de aço para higienizá-las.

Esse tipo de esponja provoca diversos arranhões e riscos na camada superficial do recipiente e são o principal motivo porque esse tipo de panela perde a sua capacidade de antiaderência.

Sempre utilize o lado macio, no caso das esponjas duplas, ou prefira um pano. Outra alternativa é procurar por uma esponja que seja própria para esse tipo de limpeza delicada. No mercado, é possível encontrar diversas opções para esse fim.

3 – Prepare uma pasta de bicarbonato de sódio

Para limpezas mais pesadas, que exijam mais do que apenas sabão para louças e água, prepare uma pasta à base de bicarbonato de sódio e detergente.

Este composto vai ajudar na remoção de sujeiras e resquícios, sem que seja necessário empregar força ou utilizar produtos de limpeza mais agressivos.

Além disso, é válido chamar a atenção para o fato de essa combinação caseira ser ecológica. Portanto, essa opção também é vantajosa do ponto de vista da sustentabilidade.

4 – Unte a sua panela antes de utilizar

Para facilitar a limpeza da sua panela, prolongar a sua antiaderência e evitar imprevistos no momento da preparação de alimentos, sempre acrescente uma gota de óleo, azeite ou manteiga na área de cozimento.

A principal razão para as pessoas buscarem esse tipo de panela é, justamente, a possibilidade de dispensar ou diminuir uso de óleos e gorduras.

No entanto, acrescentar apenas uma gota e espalhar em toda a superfície com a ajuda de um papel toalha vai facilitar muito o manuseio desse recipiente. Além de garantir que os alimentos poderão ser retirados com facilidade, diminui os resquícios que podem sobrar no fundo da panela.

Agora que você já conferiu algumas dicas para limpar corretamente as suas panelas antiaderentes, que tal conhecer os serviços de limpeza oferecidos pela Mary Help? Encontre e contrate profissionais diaristas e mensalistas com segurança e praticidade!