Eletrônicos: saiba como limpar sem estragar os aparelhos

Os equipamentos eletrônicos, sejam eles tablets, smartphones, televisões, sons e, principalmente, computadores e notebooks, são tão usados em nosso cotidiano e possuem tantos vãos entre as teclas de funcionamento, que são os locais perfeitos para o acúmulo de sujeiras. Poeiras, marcas de dedo com gordura corporal, restos de comidas, farelos, líquidos que caiam, bactérias e até mesmo vírus que não conseguimos enxergar, estão presentes diariamente nos equipamentos eletrônicos.

Limpar os eletrônicos é de suma importância para a nossa saúde, para a qualidade do ambiente e para a manutenção dos aparelhos, porém, não é uma tarefa fácil, uma vez que o medo de danificá-los muitas vezes é maior do que a necessidade de limpeza.

Muitas dúvidas surgem no momento de realizar a faxina nesses aparelhos, que incluem em limpá-los ou não quando estão ligados, quais tipos de produtos podem ser passados, se é possível passar panos úmidos ou não, se podemos segurar firme a tela para limpá-los, se alguma tecla do teclado pode se soltar ou parar de funcionar, se podemos abri-los para faxinar por dentro, entre tantas outras.

Para te ajudar a limpar bem e de forma segura esses equipamentos, separamos algumas dicas poderosas. Confira:

Leia o manual

Antes de seguir qualquer dica ou método de limpeza, o mais importante é ler a especificação de limpeza do manual de cada aparelho. Isso porque cada um deles tem seu funcionamento e suas particularidades, podendo ter recomendações de limpeza diferenciadas. A periodicidade da limpeza, os produtos que não podem entrar em contato com o aparelho, entre outras estarão descritas no manual.

Desligue o aparelho

Para proteger a nossa vida, é importante sempre desligar os aparelhos, principalmente aqueles que estão sempre conectados na tomada, quando resolver limpá-los. Só assim, você poderá passar panos em locais mais internos, sem o risco de tomar um choque de repente.

Evite produtos ácidos

É comum que queiramos limpar tudo com produtos químicos de limpeza que, na maioria das vezes, possuem componentes ácidos e álcool com PH alto comum em suas composições. Eles até são eficazes na remoção da gordura, porém podem manchar e danificar a tela com o uso constante, tanto de televisões, smartphones, tablets, notebooks, entre outros. Além disso, evite utilizar alvejantes e produtos à base de sabão.

Produtos permitidos e como limpar

Opte por utilizar detergentes neutros ou itens à base de água para a limpeza das telas dos dispositivos, desde que não contenham agentes abrasivos e sejam aplicados em pequena quantidade em panos ou lenços de microfibra (nunca diretamente). Para os controles remotos da televisão o detergente neutro também é recomendado para a limpeza entre os botões.

Para os teclados, vire-os e sacuda levemente para que os resíduos saiam dos buracos entre as teclas. Após isso, utilize cotonetes com um pouco do produto limpa-vidros, que também pode ser adicionado em um algodão para a limpeza da superfície. Para uma limpeza mais profunda entre as teclas, utilize spray de ar comprimido.

Não limpe o interior do aparelho

Para não correr o risco de danificar a sua funcionalidade, evite realizar a limpeza sozinho do interior dos aparelhos. Para isso, conte com o auxílio de um profissional de informática para uma limpeza segura.

Faça limpezas diárias

Além das limpezas mais pesadas para a retirada de acúmulos e gorduras, o ideal é fazer essa manutenção diariamente, com a limpeza de telas, teclados e vãos com produto antiestático para remover o acúmulo de poeira e sujeira.

Está precisando de uma limpeza em seu ambiente? A Mary Help pode te ajudar! Acesse o site e contrate nossos serviços: https://www.maryhelp.com.br/.