Saiba qual a forma ideal de armazenar alimentos na sua cozinha

Saber como armazenar corretamente alimentos na cozinha é fundamental, não só para conservá-los, mas também para otimizar o ambiente, ou seja, deixá-lo mais confortável, aconchegante e funcional, e facilitar o processo de busca quando se precisa de algum ingrediente, por exemplo.

Mas conta aí para nós, você sabe como armazenar adequadamente os alimentos de sua casa ou a sua cozinha é um verdadeiro caos nesse sentido? Em caso de resposta negativa, acompanhe a leitura e conheça, em alguns passos, a forma ideal ou processo para realizar isso de forma correta.

Separe os alimentos por grupos de condições similares

Em primeiro lugar, separe os alimentos por grupos: feijão, arroz e macarrão; extrato de tomate, milho e ervilha enlatados; verduras etc. Isso se faz necessário não só para preservar os alimentos, mas também para facilitar na hora em que precisar de algum para fazer alguma refeição, digamos.

Os especialistas afirmam que fazer a separação dos alimentos por grupo é fundamental para o seu adequado armazenamento, sobretudo,o quando estão separados em razão de suas condições de preservação.

As verduras, por exemplo, apresentam condições de preservação diferentes do feijão, arroz e macarrão. Por isso, a dica é: na hora da separação dos alimentos, considere as condições de preservação do alimento, para que assim possa colocá-lo junto aos que guardam a mesma relação de condições.

Realize o armazenamento

Depois que separar os alimentos por grupos, realize o armazenamento. Para isso, é fundamental que disponha de espaços como balcão, armário e geladeira.

Na geladeira, coloque os alimentos que exigem temperatura abaixo de 10º para a sua conservação, que é, geralmente, a temperatura inicial de uma geladeira – varia entre 10º C e -2º C. É essencial, que quando for armazenar os alimentos, considere o tipo de temperatura ideal para cada um. Alguns podem exigir 10º C, outros, 1º C, como são o caso dos alimentos congelados.

No armário, alimentos como feijão, arroz e macarrão. No balcão, os líquidos, como óleo, vinagre e manteiga derretida, por exemplo.

Utilize os alimentos considerando o prazo de vencimento

Após realizar o correto armazenamento dos alimentos de sua cozinha, faça uso deles, considerando o prazo de vencimento. Veja que isso está diretamente relacionado à forma como você os armazena. Indo direto ao ponto, armazene os alimentos considerando o prazo de validade.

Os alimentos com prazo de validade longo devem ser colocados no fundo, em caso de armário. Os que já estão perto de vencer, na frente. O mesmo vale para os alimentos dispostos na geladeira e no balcão.

Isso faz com que o seu armazenamento se torne mais inteligente, funcional e econômico, uma vez que evita que tenha prejuízo em decorrência do vencimento de alimentos que nem sequer foram abertos.

E, e então, gostou da nossa maneira de armazenar alimentos? Esperamos, de coração, que ela se coloque de forma útil no seu dia a dia.

Gostaria de contar com um profissional especializado para organizar de forma eficiente os seus alimentos, entre outros serviços? Então, não deixe de entrar em contato conosco. Podemos te ajudar!