X cuidados antes de contratar um garçom
Para muito além de anotar os pedidos e servir mesas, o garçom é uma peça-chave fundamental para garantir o sucesso da sua lanchonete, restaurante, bar ou qualquer outro estabelecimento alimentício.
Isso porque o garçom é quem estará em contato direto com o cliente, é quem irá recepcioná-los, tirar eventuais dúvidas sobre o cardápio e sugerir possíveis harmonizações ou indicações. Bastante coisa, não é mesmo? Sendo assim, fica claro entender que esse profissional pode fazer toda a diferença no estabelecimento – e seu atendimento é o que irá fazer com que o cliente se sinta confortável e volte (ou não) ao mesmo.
Pensando nisso, trouxemos neste artigo 4 cuidados que você deve ter antes de contratar um garçom. Vamos conferir?
4 cuidados antes de contratar um garçom
1. Certifique-se de que o garçom possui experiência na área
Principalmente quando é necessário contratar com certa urgência, é muito importante que o garçom já tenha experiência na área. Dessa forma ele se adaptará com muito mais facilidade às normas e rotinas do estabelecimento, assim como aprenderá com mais agilidade sobre os métodos de atendimento do local, recepção padrão e, é claro, sobre o cardápio.
2. Agilidade é um ponto forte!
A maioria dos restaurantes exigem garçons eficientes e ágeis – considerando que os horários são limitados e que estão, sobretudo, sempre lidando com pessoas com fome, que querem ser bem atendidas sem que a excelência seja deixada de lado.
Um garçom ágil, sobretudo, também evitará eventuais reclamações ou queixas.
3. E os conhecimentos culinários desse profissional?
Também é importante considerar se o profissional em questão tem conhecimentos gastronômicos. Não precisa ser nada muito aprofundado, mas que contemple, no entanto, a origem dos alimentos, dicas de harmonização, modos de preparo e demais informações que os clientes possam questionar.
4. Observe o comportamento e a forma como o garçom se comunica
Um profissional comunicativo, que converse com clareza, que seja espontâneo e divertido ao gerar relacionamentos com os clientes também é muito relevante para o sucesso do seu restaurante.
Um profissional que conquista pela simpatia está sempre acima da média, não é mesmo? E pode fazer toda a diferença na imagem do seu estabelecimento.
Contratação de garçom é com a Mary Help
Agora você já conhece os 4 principais cuidados que precisa ter antes de contratar um garçom. E se estiver precisando de ajuda nesse momento, não hesite em contar com quem realmente entende do assunto.
A Mary Help é uma empresa pioneira no agenciamento de equipe própria de diaristas para residências e pequenas empresas, que atua também na realização de processos seletivos para profissionais mensalistas e terceirização de mão de obra para serviços diversos, como serviços de limpeza e garçom.
Sendo assim, se você estiver precisando contratar um garçom, mas não sabe nem por onde começar, deixa que a Mary Help faz isso para você – afinal, já são longos anos e muita experiência adquirida nesse segmento do mercado. É só acessar o site, escolher o serviço desejado e conferir as opções disponíveis para você.