Hábitos essenciais de quem tem a casa sempre limpa

Manter a casa sempre limpa e com um aspecto agradável para os moradores e visitantes é o desejo de todo mundo. O que acontece é que essa tarefa pode se tornar um desafio quando não há rotina e disciplina nos cuidados necessários para a limpeza do lar.

Nesse sentido, incorporar hábitos cotidianos de limpeza, com organização e esforço, permite não apenas que a sua casa fique livre da sujeira. A adoção de hábitos de limpeza possibilita que se poupe um trabalho desnecessário e desgastante de limpar a sujeira acumulada em diversos ambientes por muito tempo.

Sendo assim, conheça alguns hábitos essenciais para deixar a sua casa sempre limpa.

Organização

Essa é a palavra-chave que deve nortear qualquer processo de limpeza de casa.

Uma rotina organizada de arrumação da casa, em que cada coisa ocupa o seu local específico, ajuda consideravelmente a aumentar a produtividade da limpeza, na medida em que se economiza tempo para procurar ou repor algum item.

A utilização de cestos de organização pode ser uma boa alternativa se na sua casa tudo estiver sempre fora do lugar. Comprando alguns cestos e espalhando pela casa, é possível arrumar um local específico para deixar cada coisa desorganizada, evitando que algo fique solto pelos ambientes.

Em relação às roupas, por exemplo, opte sempre por guardar as peças usadas durante o dia de volta no armário ou já deixá-las separadas no cesto de roupas sujas, evitando largá-las em qualquer lugar.

A organização também passa pela consciência de que hábitos simples e práticos do dia a dia vão te economizar tempo em limpezas posteriores.

É o caso das louças, por exemplo. Se você lava as louças toda vez que vai cozinhar ou depois de comer, você evita as pilhas de pratos acumulados, que vão bagunçar a sua cozinha e deixá-la com um aspecto sujo.

Ainda enquanto cozinha, você pode aproveitar a oportunidade para passar um pano na pia e no chão.

A mesma lógica pode ser usada em relação ao banheiro. Por se tratar de um dos espaços da casa que mais exige limpeza e organização, o ideal é que ele seja limpo, na medida do possível, sempre que for usado.

Para isso, hábitos básicos como recolher o lixinho diariamente, passar um pano com álcool sobre a bancada do banheiro, nas louças e metais, além de jogar água morna nas paredes antes de deixar o box, vão ajudar a deixar o ambiente com um aspecto mais limpo.

Planejamento

A organização para deixar a casa mais harmoniosa com a adoção de pequenos hábitos de limpeza não impede que se faça um planejamento para limpar cada cômodo de uma maneira mais apropriada.

É fundamental ter em mente que se habituar a realizar limpezas pontuais e práticas em determinados ambientes não quer dizer que a limpeza vai se limitar a isso ou que será possível limpar toda a sua casa em um dia.

O principal é que você se habitue a manter a limpeza da sua casa diariamente, sem grandes esforços, mas que não abra mão de planejar uma rotina específica de limpeza.

Uma recomendação é traçar um planejamento de organização das tarefas da casa por dia da semana, desde que isso seja conveniente para você.

Dessa forma, você pode elaborar um cronograma de limpeza que contemple, por exemplo, um dia destinado para lavar roupas, um dia para aspirar a casa, um dia para tirar o pó dos móveis e um dia para lavar os banheiros.

Com um planejamento bem definido e seguido à risca, a rotina de limpeza da sua casa vai alcançar os melhores resultados possíveis.

Precisa de ajuda para manter a sua casa limpa e organizada? Contrate os nossos serviços!